Mercedes-Benz C 300 Sport é o novo topo de linha da família Classe C no Brasil

O Mercedes-Benz C 300 Sport passa a ser o modelo topo de linha da família Classe C no Brasil. Com motor turbo de 2 litros com injeção direta de terceira geração e 245 cv.

Foto via Divulgação/Mercedes-Benz

O novo modelo traz uma novidade importante, que passa a ser adotada por todas as versões do Classe C: o câmbio 9G-TRONIC, com nove velocidades, que contribui para um comportamento ainda mais dinâmico, ao mesmo tempo em que aumenta significativamente o conforto de rodagem e a eficiência energética.

As diferentes versões do Classe C são produzidas no Brasil desde março de 2016, na fábrica de automóveis da Mercedes-Benz localizada em Iracemápolis, no interior do estado de São Paulo. O modelo é líder em vendas no segmento dos sedãs premium no País e também o mais vendido da marca no Brasil. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram vendidas 915 unidades do Classe C no mercado brasileiro.

Vários itens dão ao Mercedes-Benz C 300 Sport uma personalidade muito especial. Visualmente, o modelo conta com acabamento interior e exterior AMG Line e vem com o pacote Night que contempla retrovisores, frisos de para-choques e da grade frontal todos com acabamento em preto, além das novas rodas AMG de 18 polegadas com cinco raios e fundo preto brilhante, garantindo uma aparência diferenciada e muito mais esportiva. Um toque especial do Mercedes-Benz C 300 Sport é a possibilidade de o condutor escolher o som do motor que mais lhe agrada por meio do sistema DYNAMIC SELECT: é possível optar por desfrutar do sistema de som para escutar suas músicas preferidas praticamente sem escutar o motor no trânsito urbano ou, ao curtir a dirigibilidade esportiva do veículo em uma estrada sinuosa, por exemplo, ouvir pelo mesmo sistema o desempenho sonoro do motor de 245 cv.

[expand title=”Continuar lendo”]

Motor com injeção direta de terceira geração

O motor 2,0 litros do Mercedes-Benz C 300 Sport combina rapidez de resposta e alta potência com os mais altos níveis de eficiência e excelente desempenho em emissões. Ele leva o veículo de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e permite atingir 250 km/h (velocidade limitada eletronicamente). O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade.

A sofisticada tecnologia de injeção direta é complementada pela “ignição múltipla rápida”: após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional, proporcionando maior desempenho com menor consumo e menos emissões.

A função ECO start/stop, que há mais de dez anos já equipa toda a linha de automóveis Mercedes-Benz, desliga o motor quando o veículo para, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição na partida.

Nova transmissão: para todas as versões do Classe C

A chegada ao mercado brasileiro do Mercedes-Benz C 300 Sport marca também a introdução da eficiente e dinâmica transmissão automática 9G-TRONIC em todos os modelos Classe C. Com nove velocidades, a 9G-TRONIC é a primeira transmissão automática do segmento premium com conversor de torque hidrodinâmico e sua moderna concepção permite uma redução no consumo de combustível de até 4,5% (dependendo das condições de uso e modo de dirigir). Ao mesmo tempo, proporciona um nível inédito de conforto e dinamismo.

Três programas de condução (Comfort, Sport e Sport+) permitem ao motorista pré-selecionar as características das trocas de marchas ou realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando solicitada de forma esportiva, a 9G-TRONIC pode “saltar” marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo.

As nove marchas da transmissão 9G-TRONIC permitem uma condução com alta eficiência em baixas rotações, com trocas suaves e quase imperceptíveis proporcionadas pelos reduzidos intervalos entre as marchas. A redução do atrito interno e a maior amplitude de redução, incluindo marchas mais longas, aumentam o conforto e reduzem os níveis de ruído e o consumo de combustível.

Apesar das duas marchas a mais, em comparação com o câmbio 7G-TRONIC PLUS anteriormente usado no Classe C, a transmissão 9G-TRONIC tem tamanho tão compacto como a de sua antecessora e é até mesmo um quilograma mais leve, graças ao alojamento do conversor de torque de alumínio e à carcaça de liga de magnésio extremamente leve da caixa de engrenagens. Três sensores de rotação monitoram o funcionamento, transmitindo ao controle eletrônico os dados necessários para selecionar as marchas mais adequadas e executar as trocas de modo altamente eficiente.

A suspensão esportiva do Mercedes-Benz C 300 Sport proporciona reações ágeis e diretas, oferecendo ao mesmo tempo o mais alto padrão de conforto de rodagem do segmento. O eixo dianteiro com quatro braços desempenha papel importante nas ágeis características de dirigibilidade, reagindo de forma mais sensível ao comando do volante e permitindo uma condução mais esportiva.  A suspensão independente traseira com cinco braços garante qualidades de controle insuperáveis e suprema estabilidade em linha reta.

Foto via Divulgação/Mercedes-Benz

Mercedes-Benz C 300 Sport: Esportivo e atual

O Mercedes-Benz C 300 Sport se destaca por seu design esportivo e por um interior de altíssima classe. Seus elementos de acabamento enriquecem a percepção de valor do automóvel, remetendo ao luxuoso Classe S.

Os designers da Mercedes-Benz criaram formas minimalistas e puras para o veículo: superfícies claramente definidas expõem um toque de tensão; linhas precisas e formas esculturais criam efeitos de luz e sombra graduais. De lado, o modelo mostra as clássicas e equilibradas proporções dos sedãs da Mercedes-Benz. A dianteira é esportiva, com a estrela no centro da grade e os faróis full LED.  Na traseira, as lanternas e luzes de freios utilizam tecnologia LED em todas as versões.

O interior do C 300 Sport foi desenvolvido com materiais refinados, de toque agradável, e à precisão dos detalhes, finamente manufaturados. Os designers mesclaram a arquitetura dos superesportivos da Mercedes-Benz com um console central com linhas fluídas e esportivas. Um grande painel em uma única peça do console central se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços. O display central destacado é o principal item a chamar a atenção no console central, com uma tela de 8,4 polegadas combinada ao sistema COMAND Online.

As cinco aberturas de entrada de ar redondas dão um toque esportivo ao painel.  Com acabamento metálico frio ao toque, elas criam um contraste com o visual mais quente da madeira black ash do revestimento do painel. Todas as teclas têm design tridimensional de alta qualidade.

Para maior conforto, no C 300 Sport o banco do passageiro da frente conta, da mesma forma que o do condutor, com ajustes elétricos e memória. O touchpad no descanso para a mão no túnel central permite a operação simples e intuitiva das funções da unidade central pelo movimento dos dedos. Ele também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos.

[/expand]

Deixe seu comentário

comentários