Marcas aumentam fanbase em redes sociais mais visuais

Os dados sobre redes sociais são do estudo Mídias Sociais 360º, criado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP em parceria com a plataforma Socialbakers.

Fonte: Bandt

Fonte: Bandt

O levantamento analisa o comportamento das 100 marcas com mais seguidores nas redes sociais brasileiras: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Entre julho e setembro, as marcas com mais seguidores no Instagram ganharam cerca de 99 mil novos seguidores, contra 77 mil no primeiro trimestre. A rede social se destacou, apresentando um crescimento de 30% em relação ao primeiro semestre.

Os posts de fotos no Instagram tiveram, em média, 2,9 mil curtidas, enquanto os de vídeo tiveram 1,9 mil. Já no Youtube, as 100 maiores marcas chegaram a cerca de 57 mil usuários, contra 36 mil no primeiro trimestre. De acordo com a professora Karina Bousso, da FAAP, o crescimento de ambas as redes sociais comprovam a força da linguagem visual. “Os usuários estão realmente preferindo usar redes mais rápidas e simples”, afirma.

A pesquisa também mostrou que os vídeos das marcas têm, em média, 257 mil visualizações no Youtube. O Facebook, apesar de ter mais usuários, cresceu apenas cerca de 4%. A rede social se destaca pela categoria de mídia e notícias. A média de interações nessas páginas era de pouco mais de 5,3 milhões no segundo trimestre de 2014.  No último trimestre, o número de interações passou de 12 milhões. De acordo com o relatório, estas páginas apresentam uma média de 3.396.271 seguidores.

Agilidade nas resposta também é um ponto crítico quando se trata da interação nas redes. O estudo revelou que as empresas de e-commerce, particularmente, têm demorado cerca de 22 horas para responder seus clientes. O dado surpreende, já que no segundo trimestre do ano o tempo de resposta no Facebook era de apenas 5 horas.

A categoria mais rápida na respostas são marcas e páginas institucionais, com em média 40 minutos para resposta. No Twitter, que cresceu cerca de 5%, as marcas demoram em média 9 horas e 24 minutos para responder.

Loocalizei este conteúdo no Meio&Mensagem

Deixe seu comentário

comentários